Crédito habitação à taxa mista: como funciona?

 

Há cada vez mais famílias portuguesas a optar pelo crédito habitação à taxa mista. Pela primeira vez, os empréstimos com taxa fixa ou taxa mista são quase metade dos créditos contratados em 2023! E, enquanto a Euribor estiver alta, é uma solução muito interessante para poupar na sua prestação mensal e ter mais estabilidade financeira. Mas sabe como funciona a taxa mista?

 

 

Como funciona o crédito habitação à taxa mista?

O crédito habitação à taxa variável é demasiado imprevisível, uma vez que está sujeito às flutuações da Euribor. Por outro lado, a taxa fixa quase sempre é cara e as condições são inflexíveis. Mas, com o crédito habitação à taxa mista, consegue o melhor de dois mundos. No início do crédito tem uma taxa fixa, e depois passa para uma fase com juro variável indexada à Euribor.

A maioria dos créditos habitação à taxa mista têm um período com uma prestação fixa durante 5, 10 ou 15 anos. A partir desse período, passam para a taxa variável indexada à Euribor. No entanto, há cada vez mais bancos a oferecer outras condições. Pode optar por um crédito habitação com uma taxa fixa durante apenas 2, 3 ou 4 anos e depois voltar à taxa variável.

Neste momento, como a Euribor está acima de 4% (a que ainda temos de somar o spread e os encargos com o crédito), a taxa fixa e a taxa mista compensam. Há bancos a oferecer uma taxa fixa de 2% no primeiro ano e um spread de 0.85% nos anos seguintes, por exemplo. Fale com a equipa da Flipai e vamos encontrar a melhor proposta para si, a curto e a longo prazo.

 

 

Quais são as vantagens do crédito habitação à taxa mista?

 

 

Se estiver interessado em obter mais informações sobre como obter um crédito, peça ser contactado pela nossa equipa. Liguem-me de volta
Tópicos relacionados com Flipai