A taxa Euribor não pára de subir. A Euribor a 6 meses e a Euribor a 12 meses chegaram aos valores mais altos desde 2008 e isso reflete-se na prestação casa. Fique a saber melhor como é calculada a taxa Euribor, como é que a média mensal da Euribor afeta o seu crédito habitação e o que esperar para o futuro.
A taxa Euribor é um valor de referência que corresponde à média dos juros praticados entre os principais 40 bancos europeus (grupo do qual a Caixa Geral de Depósitos faz parte, a título de curiosidade). Os juros 15% mais altos e 15% mais baixos são retirados para fazer o cálculo, de modo a não influenciar a média.
O valor diário da Euribor é anunciado diariamente e a Euribor existe com 5 maturidades: 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses. O mais comum é ouvir falar das três últimas, já que são usadas para calcular as taxas de juro do crédito habitação e dos créditos consolidados.
Em Maio de 2022, a Euribor atingiu valores positivos pela primeira vez em sete anos. Por isso, neste momento, podemos dizer que a Euribor está em alta. Em Setembro de 2023, tanto a Euribor a 6 meses como a Euribor a 12 meses estavam acima de 4%. Consulte a tabela com as taxas Euribor atuais aqui.
Além disso, pode confirmar os valores históricos e a média mensal da Euribor aqui.
A maioria (90%) dos créditos habitação em Portugal estão indexados à taxa Euribor. Isso significa que, quando a Euribor sobe, a prestação da casa também sobe. Quando a Euribor desce, a prestação da casa baixa. No entanto, a sua prestação só se altera a cada 3, 6 ou 12 meses, conforme a maturidade da Euribor que tenha escolhido.
A sua prestação mensal vai ser calculada consoante a média mensal da Euribor no mês anterior àquele em que é revista. Imagine, por exemplo, que tem um crédito habitação indexado à Euribor a 3 meses. Se a sua prestação for revista em Outubro, é calculada para o próximo trimestre com base na média registada em Setembro.
Como a Euribor varia ao longo do tempo, é quase impossível prever qual vai ser a sua prestação da próxima vez que a taxa for recalculada. No entanto, é boa ideia estar atento à média da Euribor no mês anterior, porque é essa que vai influenciar os próximos 3, 6 ou 12 meses, conforme as condições do seu crédito.
Neste momento, as previsões apontam para que a Euribor continue entre os 3.5% e os 4% até ao final do ano em todas as maturidades. Por isso, se a sua prestação vai ser recalculada nos próximos meses, vai subir.
Para se preparar para o aumento da Euribor, preencha o formulário para calcular a nova prestação da casa com a subida da Euribor.
Se a taxa Euribor a 6 meses e a Euribor a 12 meses continuarem a subir, a prestação da sua casa vai continuar a subir. No caso da sua família ultrapassar a taxa de esforço de 35% para pagar o crédito habitação, há várias medidas que podem ajudar a aliviar o peso da prestação. Estas são algumas opções que deve explorar:
Se precisa de ajuda para negociar o seu crédito habitação, contacte-nos. A nossa equipa vai comparar as condições do crédito habitação com os principais bancos Portugueses de modo a conseguir a melhor proposta – e sem qualquer custo para si!
Tópicos relacionados com Flipai
Copyright © 2023 - 2024 | Todos os direitos reservados à Eupago - Instituição de Pagamento, Lda.