Simulador da taxa de esforço do crédito habitação

Calcule a sua!

Sabe qual é a taxa de esforço máxima do crédito habitação? Se vai fazer um crédito, a taxa de esforço do crédito habitação determina o montante máximo que pode pedir emprestado ao banco. Por outro lado, se já tem um crédito e a sua taxa de esforço aumentou, saiba quando renegociar o crédito. Use o nosso simulador da taxa de esforço do crédito habitação e planeie melhor a sua vida financeira!

 

 

Qual é a taxa de esforço máxima no crédito habitação?

A taxa de esforço ideal é abaixo dos 30%. Por outras palavras, o crédito habitação não deve exceder 30% dos seus rendimentos mensais familiares. No entanto, há quem considere que o valor da renda ou do crédito habitação não deve superar “um terço dos rendimentos”, o que leva a taxa de esforço do crédito habitação para 33%.

O Banco de Portugal recomenda que a taxa de esforço máxima não ultrapasse os 35% e esse é o valor de referência usado pelos bancos. Ainda assim, alguns bancos podem até conceder um empréstimo com uma taxa de esforço ligeiramente superior, desde que apresente fiadores e outras garantias.

No caso de já ter outros créditos, o Banco de Portugal indica que a taxa de esforço máxima do crédito habitação não deve ser superior a 50%. Isto é, o valor total dos créditos (crédito habitação, crédito automóvel e/ou outros) nunca deve superar 50% dos seus rendimentos mensais).

 

 

Calcule a sua taxa de esforço: simulador de taxa de esforço do crédito habitação

Calcular a sua taxa de esforço é essencial para descobrir quanto pode pedir emprestado ao banco. Se tem dúvidas, use o nosso simulador da taxa de esforço do crédito habitação. Diga-nos quanto é o seu rendimento mensal líquido, quais são as duas despesas mensais com outros créditos (crédito automóvel, crédito pessoal, cartão de crédito).

Atenção, porque o seu rendimento mensal líquido inclui não só o seu salário, como outros rendimentos. Se tiver rendimentos de rendas, pensões ou outros rendimentos fixos que declare no IRS, tem de ter em conta o valor total. Para fazer o cálculo da taxa de esforço do crédito habitação, o banco vai usar a última declaração do IRS.

Depois, consoante os seus rendimentos e obrigações, a nossa equipa calcula a prestação máxima que pode pagar e o montante máximo que pode pedir emprestado. Se quiser, também encontrar o melhor crédito para si. A FLIPAI é um intermediário de crédito autorizado pelo Banco de Portugal e vai comparar o crédito habitação nos principais bancos portugueses de forma gratuita.

 

 

O que fazer se a taxa de esforço do crédito habitação for muito elevada?

Com a subida da taxa Euribor, a taxa de esforço do crédito habitação de muitas famílias aumentou. O Banco de Portugal avisou mesmo que 70 mil famílias podiam atingir uma taxa de esforço do crédito habitação superior a 50% até ao final de 2023. Por isso, o governo implementou uma série de apoios ao crédito habitação para famílias cuja taxa de esforço seja 35%.

Caso a taxa de esforço do seu crédito habitação seja muito elevada, estas são as nossas sugestões:

 

Se gostava de fazer uma comparação do crédito habitação noutros bancos ou renegociar o seu crédito, fale com a nossa equipa. Vamos estudar o seu caso, ponderar todas as alternativas e encontrar uma solução que permita baixar a taxa de esforço do crédito habitação.

 

Se estiver interessado em obter mais informações sobre como obter um crédito, peça ser contactado pela nossa equipa. Liguem-me de volta
Tópicos relacionados com Flipai