É possível mudar de taxa variável para taxa fixa no crédito habitação?

 

Com a subida da taxa Euribor, há cada vez mais famílias a renegociar o crédito habitação. Mas será possível mudar de um crédito habitação à taxa variável para um crédito habitação com taxa fixa?

 

A resposta é sim. Se tem um crédito habitação com taxa variável, é possível mudar para a taxa fixa ou mesmo para uma taxa mista. Fique a saber como é que pode mudar da taxa variável para a taxa fixa!

 

Como mudar da taxa variável para taxa fixa no crédito habitação?

Opção 1: renegociar o crédito com o seu banco

A primeira solução para mudar da taxa variável para a taxa fixa é falar com o seu banco. Desde Março de 2023 que o governo obriga todos os bancos a disponibilizar crédito habitação com taxa fixa e taxa mista.

No entanto, se já tem um crédito, mudar da taxa variável para a taxa fixa implica a renegociação do crédito. Neste processo, pode alterar a modalidade de juro, o prazo do empréstimo e outras condições.

Mas não há normas definidas. Tem de contactar o banco para se informar sobre as taxas de juro, bem como as condições necessárias para usufruir de uma taxa mais baixa (semelhante ao que aconteceu quando negociou o spread.)

Se chegar a um acordo com o banco, tem de fazer um aditamento ao contrato com as novas condições. As condições atuais ficam sem efeito.

 

Opção 2: transferir o crédito para outro banco

Caso não chegue a acordo com o seu banco, não desista. Temos sempre a opção 2! Se quer mudar a modalidade do crédito habitação, pode transferir o crédito habitação para outro banco.

Neste momento, devido à subida da Euribor, há muitos bancos com propostas aliciantes. Não só encontra crédito habitação à taxa fixa com valores abaixo da Euribor atual, como ofertas para crédito habitação à taxa mista.

Lembre-se que o mais provável é que a Euribor não continue sempre tão alta. Eventualmente, a taxa fixa pode começar a parecer-lhe “cara”. Contudo, optar pela taxa fixa é a alternativa que lhe dá mais estabilidade a longo prazo.

Se está a passar por uma fase difícil, pode ser a melhor forma de eliminar a ansiedade relacionada com o pagamento do crédito habitação.

 

 

Vale a pena mudar da taxa variável para a taxa mista?

Dito isto, a taxa mista é uma opção que não deve descartar. Neste caso, começa por pagar uma taxa fixa e as prestações são iguais todos os meses. Depois, passa para o período à taxa variável.

Antigamente, os bancos que tinham crédito habitação à taxa mista fixavam a prestação durante uma primeira fase (5, 10 ou 15 anos). Agora, já há ofertas para fixar a prestação durante um período mais curto de tempo (2, 3 ou 4 anos).

Esta solução dá-lhe estabilidade nos próximos anos, em que se prevê que a taxa Euribor se mantenha entre os 3 e os 4%. Quando chegar à fase variável, o mais provável é que as taxas de juro estejam mais baixas.

Além disso, o spread que a maioria dos bancos propõe para os anos seguintes é baixo (a partir de 0.85%), o que torna esta opção ainda mais atrativa.

 

 

Aproveite a isenção da comissão de amortização

Outra coisa que deve ter em consideração é que, normalmente, existe uma comissão de amortização. No entanto, o governo decretou a isenção da comissão de amortização antecipada para empréstimos à taxa variável até ao fim de 2024.

Portanto, caso queira transferir o seu crédito variável para outro banco, não terá de pagar essa comissão. Mais: muitos bancos estão a oferecer a comissão de abertura e de formalização do crédito quando decide transferir o seu crédito.

Se quer explorar a hipótese de mudar o seu crédito à taxa variável para a taxa fixa ou para um taxa mista, contacte a equipa da Flipai. Os nossos especialistas vão estudar as melhores opções do mercado e encontrar uma solução para si.

 

Se estiver interessado em obter mais informações sobre como obter um crédito, peça ser contactado pela nossa equipa. Liguem-me de volta
Tópicos relacionados com Flipai