Crédito Pessoal

 

O crédito pessoal é um contrato de crédito para a aquisição de bens e serviços. Por isso, simplificando, o crédito pessoal serve para fazer face a todo o tipo de despesas, desde equipamentos para o lar até despesas de educação ou saúde. No entanto, seguindo o Banco de Portugal, há algumas regras a cumprir:

 

 

 

 

Já quase todos fizemos um crédito pessoal em algum momento, normalmente através de um crédito ao consumo. Quando compra um eletrodoméstico a prestações, por exemplo, tecnicamente está a fazer um crédito pessoal. Só que, nesses casos, normalmente é associado a um cartão de crédito.

 

 

Quais são as finalidades do crédito pessoal?

O crédito pessoal pode ser contratado sem uma finalidade específica. Por outras palavras, não existe a obrigação de comunicar ao banco qual é a finalidade do dinheiro. No entanto, os bancos oferecem taxas mais baixas para créditos com finalidades específicas, tais como:


Crédito automóvel: talvez não saiba, mas o crédito automóvel é um crédito pessoal com finalidade específica. Este crédito só pode ser aplicado para comprar automóveis (sejam novos ou usados) e, com a exceção do crédito sem reserva de propriedade, o veículo serve como garantia de pagamento.

As taxas de crédito automóvel máximas são determinadas pelo Banco de Portugal, e são consideravelmente mais baixas do que as taxas de juro para o crédito pessoal. A taxa do crédito automóvel convencional é no máximo 11.1% (novos) e 14.0% (usados), enquanto o leasing varia entre os 6.1% e os 6.5%, respetivamente.

Clique aqui para encontrar diversas soluções de crédito automóvel, incluindo crédito automóvel com  e sem reserva de propriedade, leasing e ALD;


Crédito universitário: outro crédito pessoal com uma finalidade específica é o crédito universitário ou crédito de apoio aos estudos, especialmente para estudantes deslocados. Embora as condições variem de banco para banco, geralmente o crédito universitário costuma ir dos 1.000 aos 25.000€.

A maioria dos bancos também oferece um período de carência até começar a pagar. Isto é, enquanto frequenta o curso, só paga o correspondente aos juros. Se tudo correr bem, a fase com a prestação mais alta corresponde ao período em que já vai estar a trabalhar.

Se quer investir na sua formação, fale connosco para encontrar o crédito para educação com as condições mais vantajosas para si;


Crédito para saúde: outro tipo de crédito pessoal cada vez mais comum é o crédito para saúde, que pode ser utilizado para cirurgias, tratamentos, próteses, exames e consultas. Mais uma vez, as condições variam de banco para banco, mas muitos oferecem créditos para saúde com taxas mais baixas;


Crédito para viagens: se quer ir de lua de mel ou fazer uma viagem de sonho, pode pedir um crédito pessoal. O crédito para viajar costuma estar limitado a valores mais baixos e a prazos de pagamento mais curtos, mas pode ser a única forma de concretizar esses projetos;


Crédito para obras: as obras e remodelações em casa são bastante dispendiosas. Por isso, se quer fazer obras na sua habitação própria permanente, pode recorrer a um crédito para obras. Além disso, em alguns bancos também pode usar este crédito para fazer mudanças na decoração e nos equipamentos;


Eco crédito/energias renováveis: há cada vez mais bancos que também oferecem créditos propositadamente para poder investir em energias renováveis, como carros eléctricos, painéis solares, ou outras melhorias que tornam a sua casa mais sustentável e com mais eficiente.


 

💡 Tome nota: as taxas máximas do crédito ao consumidor são estipuladas pelo Banco de Portugal. Para o primeiro trimestre de 2024, a TAEG máxima para créditos com a finalidade de educação, saúde e energias renováveis é de 7.7%. Os outros créditos pessoais, sem finalidade específica, podem ter uma TAEG de 15.2%.

 


Que documentos necessita para fazer um crédito pessoal?

Para pedir um crédito pessoal, o banco vai solicitar alguns documentos para avaliar a sua capacidade financeira. Normalmente, estes são os documentos necessários:

 

Geralmente, a aprovação do crédito pessoal é mais fácil e mais rápida do que para outros tipos de crédito. Alguns bancos concedem um crédito pessoal em apenas 24 ou 48 horas! No entanto, não se deixe enganar por essa facilidade. Antes de fazer um crédito pessoal, fale connosco para encontrar a melhor solução para si.
 

Comece por usar o nosso simulador de crédito pessoal. Só tem de nos dizer o montante de que precisa e o prazo em que quer pagar, assim como a finalidade (quando aplicável). A seguir, a nossa equipa entra em contacto consigo para apresentar a solução mais atrativa do mercado. 

 

Realize os seus sonhos sem ter de gastar mais do que precisa!


 

Se estiver interessado em obter mais informações sobre como obter um crédito, peça ser contactado pela nossa equipa. Liguem-me de volta
Outros temas parecidos com Crédito Pessoal


Tópicos relacionados com Flipai