Seja para mudar a canalização, rever a instalação elétrica, trocar o chão de casa ou renovar a cozinha, quase todos nós já pensámos em fazer obras em casa. Afinal de contas, nada dura para sempre! O problema é que nem sempre temos dinheiro disponível para fazer estas remodelações, mesmo que sejam urgentes. E é precisamente nessas alturas que pode recorrer a um crédito lar ou a um crédito para obras e decoração.
✔ decoração, mobiliário e equipamentos para o lar;
✔ materiais de construção e mão-de-obra para obras;
✔ reparações pontuais ou remodelações profundas;
✔ ️ampliação da sua habitação permanente.
O crédito lar é exatamente aquilo que precisa? Então, é normal que queira perceber melhor como funciona o crédito para obras. Por isso, sem mais demoras, vamos explicar as condições gerais de um crédito lar e como encontrar a taxa de juro mais baixa do mercado para este tipo de crédito.
Em primeiro lugar, o crédito lar é um tipo de crédito pessoal. Por isso, aplicam-se as mesmas regras que o Banco de Portugal aplica a outros créditos pessoais. O valor do crédito para obras pode variar entre 200€ e 75.000€ e o prazo máximo de pagamento são 84 meses ou 7 anos.
Como já dissemos, pode usar o crédito lar para pagar reparações, materiais de construção (como azulejos, loiças sanitárias, piso flutuante, etc), decoração e mobiliário (por exemplo, armários de cozinha novos), equipamentos para o lar (caldeira de aquecimento, instalação de ar condicionado, eletrodomésticos, etc) e mão de obra.
Também pode usar um crédito lar no caso de querer fazer uma ampliação da sua habitação permanente, como construir um anexo ou uma garagem, marquisar uma varanda, etc. Só precisa de ter em consideração que este tipo de obras precisa de uma licença camarária e/ou da aprovação do condomínio.
Alguns bancos pedem que apresente um orçamento para as obras. Contudo, a maioria não obriga a apresentar nenhum comprovativo. Por isso, o processo de aprovação do crédito pessoal lar costuma ser bastante simples e rápido. Muitas vezes, conseguimos a aprovação do crédito para obras em apenas 48 horas!
Geralmente, o crédito lar tem prestações fixas ao longo da duração do contrato. Além disso, a maioria dos bancos também recomenda aderir a um seguro de proteção do crédito. Assim, se houver algum imprevisto e não conseguir pagar a mensalidade, a seguradora assume essa despesa.
Ora bem, se o crédito lar não deixa de ser um crédito pessoal, qual é a vantagem? Porque não fazer um crédito pessoal convencional, sem dizer ao banco para que é que precisa do dinheiro? Nós compreendemos a sua dúvida e nossa equipa estará sempre disponível para prestar qualquer esclarecimento e explorar todas as opções.
Contudo, apesar de o crédito lar ser um tipo de crédito pessoal, quase sempre há vantagens em contratar um crédito específico para obras e decoração. Há vários bancos com produtos específicos de crédito para obras cujas taxas de juro são mais baixas do que as taxas de juro de um crédito sem finalidade específica.
O Banco de Portugal define as taxas de juro máximas para os créditos pessoais. No caso do crédito pessoal lar, a taxa máxima é 15.2% (TAEG). É sempre bom recordar que esta taxa engloba não só os juros, como também todos os outros encargos que possa ter com o crédito, incluindo imposto de selo, custos com vendas facultativas, etc.
No entanto, atualmente a oferta dos bancos para este tipo de crédito é bastante vasta. Por isso, tal como explicamos acima, é possível encontrar um crédito para o lar com taxas mais competitivas e boas condições de pagamento! Para estudar todas as hipóteses, só tem de usar o simulador de crédito de Flipai.
Simular o seu crédito para obras é muito simples, basta usar o simulador de crédito da Flipai:
Escolha “crédito pessoal”, depois selecione o tipo de crédito “obras”, diga-nos o montante que precisa para fazer obras em casa e o prazo em que quer pagar. A seguir, a nossa equipa compara as ofertas de diversos bancos e encontra o crédito que melhor se ajusta às suas necessidades. Depois, um especialista entra em contacto consigo por telefone.
A melhor parte é que não tem de nos pagar à Flipai para encontrar o melhor crédito para o lar. Os nossos serviços, assim como o simulador, são totalmente gratuitos para si!
Para fazer um crédito, o banco vai querer certificar-se de que tem capacidade para pagar o empréstimo. Assim sendo, é normal que peça alguns documentos, tais como:
Portanto, recapitulando: se está a pensar fazer obras em casa, o crédito lar é uma boa forma de se financiar. Quer seja uma reparação mais pequena ou uma remodelação mais profunda, o crédito lar é bastante flexível e permite fazer face a todas as despesas que está a prever. Quanto à taxa de juros, só tem de usar o nosso simulador ou entrar em contacto para encontrar as melhores condições do mercado.
Ficou com alguma dúvida? Peça e nós ligamos!
Copyright © 2023 - 2024 | Todos os direitos reservados à Eupago - Instituição de Pagamento, Lda.